segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Alimentos recomendados para enxadristas


Anchovas, salmão, sardinhas, arroz integral, macarrão de trigo integral, sementes de linhaça, sementes de gergelim preto, nozes, feijão preto, feijão vermelho, couve, espinafre, amoras, açaí, ameixas, uvas, berinjela, pimentão vermelho, tomate, leite de soja, iogurte desnatado, queijo de cabra, peru, frango, clara de ovo, azeite, alho, açafrão e chá verde.

Frutas e vegetais de cores vibrantes possuem alto escalão como alimentos que são cientificamente comprovados que exercem um efeito protetor sobre o cérebro. Já alimentos roxos como amoras, açaí, ameixas, uvas e berinjela são ricos em antioxidantes e são altamente recomendados.

Métodos de cozimento como vapor, ferver ou escaldar são preferidos em relação às técnicas de temperaturas mais altas como grelhar, cozer ou fritar. Isso acontece porque quando os alimentos são expostos à temperaturas muito elevadas, há um aumento na produção de produtos químicos denominados AGEs (do inglês Advanced Glycation End products ou produtos de glicação final avançada). Esses produtos contribuem para a inflamação e stress oxidativo que podem afetar negativamente a função do cérebro e do sistema cardiovascular.

Recomenda-se eliminar a carne vermelha ou cortá-la a um máximo de uma porção por semana; evitar açúcares simples e carboidratos refinados; evitar álcool, drogas e limitar a ingestão de óleos de cártamo, girassol e soja. Evite alimentos processados e/ou tratados em microondas.

A maioria das comidas processadas contêm uma quantidade excessiva de adoçantes, sais, sabores artificiais, gorduras criadas em fábrica, corantes, produtos que alteram a textura e conservantes. O problema não é só o que foi adicionado, mas o que foi tirado. Os alimentos processados são, muitas vezes, desprovidos de nutrientes naturais feitos para proteger seu coração, como a fibra solúvel, antioxidantes e "boas" gorduras. Combine isso com aditivos e você tem uma receita para um desastre.


Todos os livros de dietas saudáveis dizem:

Elimine o consumo de alimentos químicos e processados.


Plano simples de 3 passos para um cérebro poderoso

1. Durma o suficiente;
2. Faça exercícios;
3. Consuma alimentos que aumentem sua capacidade mental.


Lembre-se!

Mens sana in corpore sano.
(Mente sã num corpo são.)


Obrigado por ler esse artigo. Seu comentário é muito bem-vindo logo abaixo!

3 comentários: